Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Não deixe passar o prazo do imposto automóvel. Poupa coimas e juros de mora

tiago miranda

Diria que não há desculpa para pagar impostos fora de prazo, desde que tenhamos dinheiro para isso, claro. Pela lógica, não faz sentido pagar coimas e juros de mora por impostos que já sabemos que chegam naquela altura todos os anos. É que nem muda o mês

Pedro Andersson/SIC

Isto é a teoria e, se vissem o meu telemóvel, veriam que está cheio de alarmes para tudo e mais alguma coisa. Mesmo assim, deixei passar o prazo para o pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC).

Não foi por falta de aviso. A minha mulher recebeu o e-mail da Autoridade Tributária a avisar para pagar atempadamente, e até me reencaminhou o e-mail. E eu disse-lhe para não se preocupar, que eu tratava. Pois... Não tratei. O prazo acabou no fim do mês de novembro. Ainda tentei pagar o IUC fora do prazo, através do Portal das Finanças, mas não consegui. Já não fui a tempo - ou pelo menos não encontrei a forma habitual de pagar. Já me explicaram que dá na mesma para imprimir a guia de pagamento, mas a verdade é que não a encontrei.

Tive de ir a uma Repartição de Finanças pagar. Mais uma despesa desnecessária e tempo perdido.

Tive uma surpresa. O funcionário da Tesouraria aconselhou-me a não pagar a coima de €25 nas Finanças, porque senão aparecia-me outra vez a multa para pagar, pelo correio. Por algum motivo o sistema informático não percebe que já paguei na Tesouraria. Também já me avisaram (quem passou pelo mesmo) que a “multa” pode chegar daqui a um ano ou dois e com juros de mora. Vou aguardar.

Paguei, portanto, só o “normal”. Agora fico à espera da carta com a multa pelo correio. Serve, portanto, esta minha má experiência para alertar os mais distraídos (como eu) que podem “poupar” €25 (mais juros) pagando o IUC a tempo.

Ponham alarmes no telemóvel, se for preciso, ou post it no frigorífico ou no próprio carro. Basta passar da meia-noite para pagarem multa. O prazo para pagar o imposto é sempre até ao último dia do mês da matrícula. Não tem que enganar.

Se ainda não o fizeram, registem o vosso telemóvel e e-mail no Portal das Finanças e assim são avisados pela Autoridade Tributária de quando têm de pagar este e outros impostos. Neste caso, assim que receberem o alerta é só ver a referência de pagamento por multibanco no Portal das Finanças do proprietário do carro e pagar. Simples.

Mais uma informação útil: o (simpático) senhor da tesouraria disse-me que se tivesse pago a tempo e horas nos últimos 5 anos, a multa provavelmente seria arquivada. Mas infelizmente estava lá registado que em 2013 também me atrasei. Pelos vistos, não aprendi a lição.

Não faça como eu. Evite multas, pagando o imposto dentro do prazo. No meu caso vou pagar mais 60% do que era suposto. Sem necessidade.