Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

“Os pagamentos eletrónicos deveriam ser obrigatórios em Portugal”

Madalena Cascais Tomé defende que a utilização de meios eletrónicos de pagamento tem menos custos e iria combater de forma mais efetiva a economia informal

Alberto Frias

A eletronização e digitalização de pagamentos é uma prioridade para a empresa que em Portugal gere o sistema de pagamentos Multibanco, explica a presidente da SIBS, que destaca o facto de ser uma boa forma de combater a economia informal. Madalena Cascais Tomé, que está na empresa desde abril de 2015 após ter passado pela McKinsey e pela PT, defende que se deveria seguir alguns exemplos internacionais onde é obrigatório o pagamento eletrónico em serviços como os táxis, por exemplo.

Porque é que Portugal está atrasado na digitalização dos pagamentos?


Talvez estejamos a ser vítimas do nosso próprio sucesso. De há uns anos para cá temos um conjunto de boas soluções e alternativas de pagamento, as pessoas estão bem servidas e não sentem tanto essa necessidade de mudança. O tema do digital passa muitas vezes pela confiança. Alguns serviços que já lançámos são uma forma de levar o Multibanco para o digital. Ter uma marca forte como o Multibanco ajuda a esbater estas barreiras levando os clientes finais, mas também os comerciantes, a utilizar essas ferramentas.


Grandes grupos empresariais criaram plataformas de pagamento como a Apple, a Google ou a Samsung. Como é que a SIBS tem acompanhado esta nova concorrência?


O mercado de pagamentos é altamente dinâmico e competitivo. Muitas destas soluções chegam mais tarde a Portugal, que está relativamente atrasado na aceitação de pagamentos online e no comércio eletrónico. Mas temos feito um investimento significativo nessa vertente. Lançámos o serviço MBWay e vamos lançar, até ao final do primeiro trimestre de 2017, o Digital Payment Gateway, que acaba por ser o espelho do MBWay para os comerciantes. É uma forma de contribuir para a digitalização da economia portuguesa.

Leia mais na edição deste fim de semana