Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

José Maria Ricciardi sai da liderança do ex-BESI

Tiago Miranda

O José Maria de Ricciardi, o único banqueiro da família Espírito Santo ainda no ativo, vai deixar de ser presidente do Haitong Bank Portugal, antigo BES Investimento. A informação acabou de ser comunicada ao mercado

"Informa-se que o Dr. José Maria Ricciardi cessou hoje as suas funções como membro do Conselho de Administração e presidente da Comissão Executiva do Haitong Bank, S.A. A gestão do Haitong Bank, S.A. continua a ser assegurada pela sua Comissão Executiva, sob a responsabilidade do Senhor Hiroki Miyazato, presidente do Conselho de Administração do banco", lê-se numa informação publicada no sítio da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O seu mandato na liderança do Haitong Bank Portugal (ex-BES Investimento) terminava em março de 2017.

José Maria Ricciardi, primo de Ricardo Salgado, manteve-se na presidência do banco de investimento do BES quando este foi comprado pelo chinês Haitong em dezembro de 2014, por €379 milhões. Agora sai. Desconhece-se para já as razões que levaram à sua saída. O mandato de Ricciardi termina no final do ano.

José Maria Ricciardi, 62 anos, está neste momento em Xangai, cidade sede do grupo Haitong. Não foi possível obter uma reação à sua saída. Segundo o jornal Público, um dos nomes que se fala para a sucessão de José Maria Ricciardi, é Paulo Martins, administrador da Haitong e quadro histórico do antigo BES Investimento.

A Haitong vai mexer nos órgãos sociais e decidiu também encolher a administração do antigo BES Investimento, até porque face à diminuição de atividade de banca de investimento em Portugal não se justifica ter uma administração tão alargada. O advogado Pedro Rebelo de Sousa já terá sido convidado para administrador não financeiro do Haitong Bank.

Por norma, os investidores chineses, os grandes compradores da onda de venda que varreu Portugal no período da Troika, têm mantido as lideranças quando fazem aquisições, com a saída de José Maria Ricciardi é a primeira vez que acontece mudarem.

O Haitong Bank Portugal tem dois administradores chineses, um deles o presidente do conselho de administração, Hiroki Miyazato, que para já irá acumular as funções de presidente da Comissão Executiva e o lugar de chairman.


Sair da presidência do Haitong Bank é um duro revés para José Maria Ricciardi, filho de António Ricciardi, um dos acionistas históricos do BES. José Maria Ricciardo foi presidente do BES Investimento durante 14 anos.