Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Exportações diminuíram 3,5% e importações recuaram 1,7% em outubro

A quebra nas exportações e importações em outubro segue-se a aumentos homólogos de 6,7% e 2,2% em setembro

As exportações e as importações diminuíram 3,5% e 1,7%, respetivamente, em outubro face ao período homólogo, tendo o défice comercial aumentado 70 milhões de euros, para 870 milhões de euros, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Considerando o acumulado do trimestre terminado em outubro passado, as exportações de bens cresceram 2,4% e as importações de bens aumentaram 3,1%, relativamente ao mesmo período de 2015 (respetivamente +1,8% e +1,1% no trimestre terminado em setembro de 2016).

No que se refere à variação face ao mês anterior, em outubro as exportações decresceram 1,2% devido à evolução do comércio intra-UE, já que as exportações extra-UE registaram um aumento. As importações registaram igualmente uma redução (-2,0%), principalmente em consequência da evolução do comércio extra-UE.

A quebra nas exportações e importações em outubro segue-se a aumentos homólogos de 6,7% e 2,2% em setembro, pela mesma ordem, e é atribuída pelo INE “principalmente à redução de 4,0% registada no comércio intra-UE (+8,1% em setembro)”, no caso das exportações, e ao “resultado das importações extra-UE, que decresceram 6,4% (-3,6% em setembro)”, no caso das importações.