Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Eurostat: Portugal com 3ª subida em cadeia no terceiro trimestre

A economia da zona euro cresceu 1,7% no terceiro trimestre do ano face ao período homólogo e 0,3% na comparação com o segundo trimestre, tendo Portugal registado a terceira subida em cadeia (0,8%), segundo o gabinete de estatísticas da União Europeia

Na comparação com o trimestre anterior, a economia da Croácia foi a que mais cresceu (1,7%), seguindo-se a da Eslovénia (1,0%), de Portugal e da Grécia (0,8% cada). A economia da zona euro cresceu 1,7% no terceiro trimestre do ano face ao período homólogo e 0,3% na comparação com o segundo trimestre, tendo Portugal registado a terceira subida em cadeia (0,8%), segundo o Eurostat.

O produto interno bruto (PIB) da União Europeia (UE), por seu lado, aumentou 1,9% entre julho e setembro face ao terceiro trimestre de 2015 e 0,4% quando comparado com o segundo trimestre do ano.

De acordo com o gabinete oficial de estatísticas da UE, face ao trimestre homólogo de 2015, a Roménia foi o país cujo PIB mais aumentou (4,6%), seguindo-se a Bulgária (3,4%) e a Eslováquia (3,2%).

Em Portugal, a economia cresceu 1,6% em termos homólogos.