Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Economia cresce à boleia das exportações

Instituto Nacional de Estatística confirma crescimento de 1,6% no terceiro trimestre de 2016. Exportações de bens e serviços são o principal motor da retoma

O produto interno bruto (PIB) registou um aumento de 1,6% no terceiro trimestre de 2016 face ao mesmo trimestre de 2015, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O crescimento mais intenso do PIB refletiu sobretudo o aumento do contributo da procura externa líquida, que passou de 0,1 pontos percentuais no segundo trimestre de 2016 para 0,7 pontos percentuais no terceiro trimestre de 2016, em consequência da aceleração mais acentuada das exportações face às importações de bens e serviços.

O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou ligeiramente, passando de 0,8 pontos percentuais no trimestre precedente para 0,9 pontos percentuais, devido à aceleração do consumo privado.

A formação bruta de capital fixo apresentou uma variação homóloga menos negativa no terceiro trimestre de 2016 e o investimento registou uma diminuição homóloga mais acentuada que no trimestre anterior, refletindo o contributo negativo da variação de existências.