Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Défice diminuiu €357 milhões em outubro

O défice baixou 357 milhões de euros em outubro, comparativamente com o valor registado no mesmo mês do ano passado. Dados da execução orçamental revelados esta tarde pelo Ministério das Finanças adiantam que os 4430 milhões de défice correspondem a 80,7% do valor previsto para todo o ano

Expresso

O défice acumulado até outubro das Administrações Públicas (AP) diminuiu 357 milhões de euros face ao período homólogo, acentuando a melhoria observada até setembro.

Em comunicado agora divulgado pelo Ministério das Finanças pode ainda ler-se que "este desempenho resulta do aumento de 1,7% da receita, superior ao crescimento de 1,1% da despesa". No mesmo documento refere-se ainda que "o quarto trimestre inicia-se com perspetivas positivas na frente orçamental, dando continuidade às boas notícias relativas ao crescimento económico do terceiro trimestre, 0,8%, em cadeia".

O Ministério das Finanças sublinha que até outubro, o défice fixou-se em 4 430 milhões de euros, "representando 80,7% do previsto para o ano, quando em 2015 já apresentava um valor próximo do défice anual".

O excedente primário das administrações públicas foi de 3 118 ME, uma melhoria de 683 ME face a 2015.