Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

O conselho de Ashton Kutcher para os empreendedores: “Encontrem um problema que vos apaixone”

O ator e investidor Ashton Kutcher e o CEO da Airbnb, Brian Chesky

Stefanie Keenan

Ator, produtor e investidor foi um dos oradores convidados do encontro anual da Airbnb, que termina este sábado em Los Angeles. Intervenção foi interrompida por protesto contra o alguer de casas em territórios ocupados por Israel

Nelson Marques

Nelson Marques

em Los Angeles

Jornalista

A conversa entre Ashton Kutcher e Brian Chesky ainda mal tinha começado quando foi interrompida por uma protestante que furou a segurança e subiu ao palco. O ator e o diretor-geral da Airbnb estavam ali para falar de empreendedorismo, mas as palavras de Ariel Gold eram outras: "Queremos a Airbnb fora dos assentamentos [da Cisjordânia]" lia-se no cartaz que empunhava.

A ativista, crítica feroz da empresa que põe milhões de pessoas a dormir em casa de outras pessoas, vem há muito criticando o facto de a plataforma disponibilizar alojamento em territórios ocupados por Israel. Enquanto Chesky se manteve imóvel, foi Kutcher, um dos investidores na Airbnb, a fazer a sua defesa. Levantou-se, cumprimentou a invasora e improvisou um discurso emocionado sobre a importância da empresa. "O que estamos aqui a fazer é aproximar as pessoas e contribuir para um mundo sem fronteiras". A sala do Orpheum Theatre, em Los Angeles, composta maioritariamente por anfitriões e funcionários da Airbnb, dedicou-lhe uma ovação estrondosa.

O ator, produtor e investidor foi um dos convidados do Airbnb Open, o encontro anual da multinacional de São Francisco, que reúne até sábado 7000 anfitriões, funcionários da empresa e jornalistas. Kutcher admitiu que "quase perseguiu" os fundadores para investir na Airbnb e admitiu ser um "eterno otimista" quando confrontado com a oposição que a plataforna tem sentido em algumas cidades, como Nova Iorque. "Sempre que se tenta fazer algo novo e se tem sucesso há sempre forças contra essa novidade, por causa do medo", disse.

Kutcher, que investiu em cerca de 120 empresas, incluindo a Uber e o Spotify, deixou um conselho aos empreendedores. "O mais importante é encontrarem um problema pelo qual sintam paixão, algo em que o vosso propósito pessoal se alinhe com a missão da empresa. E sejam perseverantes. Só assim vão ultrapassar os obstáculos que vão encontrar. Todos os dias vai haver algo que vos vai querer fazer desistir".

  • A Airbnb agora é uma agência de viagens

    Plataforma de alojamento vai permitir, a partir desta quinta-feira, reservar experiências em 12 cidades. Voos e serviços, como aluguer de automóveis, reserva de restaurantes ou entrega de compras, virão a seguir

  • A casa é sua, os milhões são dele

    A partir de três colchões insufláveis e de uma caixa de cereais, Brian Chesky e dois amigos construíram um negócio que pôs milhões de pessoas a dormir em casa de estranhos. Agora, querem revolucionar todo o mundo das viagens