Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

IGCP realiza leilão de OT a 5 anos dia 23 de novembro

Com este leilão, fica concluído o programa de emissão de OTs de 2016

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) vai realizar um leilão de Obrigações do Tesouro (OT) com maturidade em abril de 2021 no dia 23 de novembro, ficando concluído o programa de emissões de OTs de 2016, numa altura em que os juros da dívida soberana portuguesa a 10 anos se encontra em máximos de nove meses.

"O IGCP vai realizar no próximo dia 23 de novembro pelas 10h30 um leilão da OT com maturidade em abril de 2021 (OT 3,85% 15abr2021), com um montante indicativo entre 500 milhões de euros e 750 milhões de euros", anunciou o IGCP em comunicado.

"Adicionalmente, o IGCP informa que após este leilão o programa de emissões de Obrigações do Tesouro em 2016 ficará concluído."

Os Analistas já esperavam que o IGCP agendasse para a próxima quarta-feira o último leilão de OTs deste ano. Os juros da dívida soberana portuguesa a 10 anos agravaram-se hoje em 11 pontos base para 3,88%.

O mercado de dívida soberana tem estado sob uma forte pressão vendedora desde a vitória de Donald Trump nas presidenciais norte-americanas, que veio reforçar a expectativa de uma inflação mais elevada nos EUA e de uma aceleração da subida das taxas de juro por parte da Reserva Federal.

O agravar dos juros da dívida soberana portuguesa acontece apesar de terem surgido notícias favoráveis sobre Portugal, nomeadamente um crescimento económico acima do previsto no terceiro trimestre (de 0,8% em cadeia). Também a Comissão Europeia anunciou que não vai castigar Portugal por não ter cumprido o limite de um défice de 3% do Produto Interno Bruto em 2015, avançando com a atribuição de fundos europeus ao país.