Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Nova presidente da CMVM eleita para a OCDE

Gabriela Figueiredo Dias foi nomeada vice-presidente do Comité de Corporate Governance da OCDE em representação de Portugal. A nomeação surge quando a atual vice-presidente da CMVM está a dias de se tornar a nova presidente do polícia da Bolsa em Portugal

Gabriela Figueiredo Dias, atual vice-presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), foi nomeada vice-presidente do Comité de Corporate Governance da OCDE em representação de Portugal.

"Nesta reunião foram também eleitos o novo presidente, Masato Kanda (Japão) e o outro vice-presidente, Bill Pelton (EUA)", refere um comunicado divulgada esta quinta-feira pela CMVM.

Em breve, Gabriela Dias assume também oficialmente a presidência da CMVM, em substituição de Carlos Tavares, que permaneceu no cargo mais de um ano além do termo do seu mandato.

No âmbito da legislação que força a rotação de género na liderança dos reguladores, a atual vice-presidente da CMVM foi a escolhida para suceder a Tavares, faltando apenas o 'ok' do Conselho de Ministros, que deverá surgir em breve.

A nomeação de Gabriela Dias para o cargo na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ocorreu a 15 de novembro último em reunião do Comité de CG da OCDE, em Paris.