Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Governo não tem certeza sobre aeroporto do Montijo

José Caria

No debate orçamental, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, revelou que o Governo não tem estudos de tráfego para o aeroporto do Montijo e, como tal, ainda não pode tomar uma decisão

O projeto de transformação da Base Aérea do Montijo numa pista complementar ao aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa - o designado projeto "Portela + 1" -, não tem estudos de tráfego que permitam que o Governo tome a decisão de dar luz verde a este investimento. A revelação foi feita esta segunda-feira de manhã no Parlamento, durante a audição ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

No âmbito do debate orçamental, Pedro Marques respondeu a uma questão que lhe foi colocada pelo deputado Helder Amaral, do CDS-PP: "quais são os estudos de tráfego que mostram que seja necessário avançar com o projeto Portela+1?".

Pedro Marques disse que ainda não havia qualquer estudo nesse sentido, mas que o Governo só tomaria a decisão de viabilizar o aeroporto do Montijo quanto tivesse os dados técnicos que permitissem fundamentar a opção.

O ministro esclareceu que uma decisão sobre o Montijo nunca seria tomada pelo Governo numa perspetiva de utilização da infraestrutura a 5 ou 10 anos. "É uma decisão que só deve ser tomada para um projecto que seja viável durante várias décadas", afirmou o ministro.