Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Margarida Matos Rosa vai liderar a Autoridade de Concorrência

A economista Margarida Matos Rosa é a presidente da Autoridade da Concorrência (AdC). Vai substituir António Ferreira Gomes que sai do mandato a meio para liderar a área da Concorrência na OCDE

Margarida Matos Rosa é directora do Departamento de Supervisão de Gestão de Investimento Colectivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A informação foi avançada pelo Público. A confirmar-se o seu nome, será a primeira mulher a liderar a Autoridade da Concorrência (AdC), o regulador responsável por supervisionar e zelar pelo cumprimento das regras de concorrência.

O nome de Margarida Matos Rosa ainda não teve a aprovação da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap). Licenciada em economia pela Universidade de Louvain, na Bélgica, Margarida Matos Rosa é atualmente diretora do Departamento de Supervisão de Gestão e Investimento Coletivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Trabalhou na banca, no BNP Paribas e no JP Morgan em Nova Iorque. Foi assessora da Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico e consultora do Banco Mundial em Timor Leste. Não tem no curriculum experiência na área da concorrência.

António Ferreira Gomes vai para a direção da Concorrência OCDE, em Paris, deixando dois anos de mandato por cumprir. Trata-se de um regresso à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), onde Ferreira Gomes já desempenhou funções na área da concorrência.