Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Cinco candidatos finais à compra do Novo Banco

Rui Duarte Silva

O BPI, o BCP, o investidor chinês China Minsheng Financial Group e os fundos norte-americanos Apollo Management (em parceria com a Centerbridge Partners) e a Lone Star entregaram esta sexta-feira propostas no Banco de Portugal (BdP), apurou o Expresso

Foram entregues esta sexta-feira as proposta de compra finais para a compra do Novo Banco. O BPI, o BCP, o investidor chinês China Minsheng Financial Group, os fundos norte-americanos Apollo Management e Centerbridge Partners, e a Lone Star estão na reta final da corrida à compra dos ativos bons do antigo BES. A data limite para entrega de propostas no Banco de Portugal (BdP) terminava esta sexta-feira às 17h.

O BCP entregou apenas uma carta de compromisso, sinalizando o interesse, mas sem avançar com uma proposta estruturada. A equipa liderada por Sérgio Monteiro vai começar a analisar as propostas ainda durante este fim de semana. O primeiro-ministro, António Costa, já disse que quer ter o dossiê do Novo Banco fechado até ao final do ano.

Na primeira tentativa de venda, em 2015, a venda do Novo Banco falhou. Os candidatos eleitos, os chineses Fosun e Anbang, não quiseram ir tão longe. Em cima da mesa está a possibilidade de o Novo Banco ser vendido como um todo ou em alternativa haver uma entrada de investidores através de um aumento de capital.