Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Amorim vende 10% da Corticeira

Rui Duarte Silva

Há 13,3 milhões de ações da empresa para vender, mas só a investidores institucionais. O objetivo é “potenciar a liquidez do título”

A Amorim International Participations, B.V. e a Investmark Holdings, B.V, duas sociedades de direito holandês detentoras de 15,08% e 18,7% do capital da Corticeira Amorim, respetivamente, lançaram uma oferta particular de venda de 10% da empresa. A operação destina-se apenas a investidores institucionais e, de acordo com o comunicado enviado pela Corticeira Amorim à CMVM procura "contribuir para o reforço do nível de dispersão do capital social da Corticeira Amorim".

Desta forma, cada uma das empresa aliena uma fatia de 5% da sua participação na Corticeira, uma operação que abrange um total de 13.300.000 ações e vai "de encontro ao crescente interesse manifestado por investidores, nacionais e internacionais, potenciando a liquidez do título e fomentando uma maior representatividade do título no PSI20, em linha com a contribuição da Corticeira Amorim para a economia portuguesa", diz o comunicado.

Como o grupo do empresário Américo Amorim controla 51% da Corticeira Amorim através da Amorim Capital, manterá um domínio superior a 70% na empresa depois desta oferta particular de venda.

Os termos finais da oferta relativa à empresa liderada por António Rios Amorim, sobrinho de Américo Amorim, serão comunicados após a conclusão do "processo de Accelerated Bookbuilding, sujeito à procura, preço e condições de mercado" , que deverá ocorrer esta sexta-feira.

A operação surge duas semanas depois de Américo Amorim ter deixado a presidência da Galp Energia e é coordenada pelo UBS, com a ajuda do BPI.

Líder mundial no sector da cortiça, a Corticeira Amorim apresentou nos primeiros nove meses do ano um aumento de 32,7% nos lucros, para os 55 milhões de euros, com as vendas a crescerem 6%, para 491 milhões de euros.

A empresa também está a vender uma participação de 25% detida na norte-americana US Floors.