Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

“Américo Amorim é um líder inspirador”

Américo Amorim deixou este mês à sua filha Paula a presidência não executiva da Galp Energia

Tiago Miranda

Paula Amorim assume a presidência da Galp entre elogios ao pai e um voto de confiança à atual comissão executiva

Américo Amorim deixa a Galp “modelada” ao seu gosto. Conhecido como um negociador duro, que não verga, o empresário assegurou a “passagem de testemunho” na maior empresa industrial portuguesa, dando-lhe um rosto feminino: Paula Amorim, a sua filha primogénita, que já era vice-presidente.

No arranque das suas novas funções, Paula Amorim falou ao Expresso, assinalando um virar de página na presidência não executiva da petrolífera. “O senhor Américo Amorim é uma pessoa marcante e um líder inspirador. Aprendi com ele o que significa ser empreendedor e a importância das empresas no desenvolvimento da sociedade. Assumir a liderança não executiva da maior empresa portuguesa é um desafio para o qual me preparei e que abraço com entusiasmo, empenho e sentido de responsabilidade”, afirma a mais velha das filhas de Américo Amorim.

Paula Amorim, aliás, renova a confiança na comissão executiva liderada por Carlos Gomes da Silva. “A Galp tem uma gestão profissional e competente que merece a minha confiança e que conta com o meu compromisso em concretizar a estratégia e o desenvolvimento sustentável da empresa”, assegurou a presidente da administração, numa declaração por escrito.

Leia mais na edição deste fim de semana