Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Preços sobem 0,4% na zona euro e UE em setembro

  • 333

Os dados do Eurostat revelam que os preços subiram, em Portugal, 0,7% em setembro, o que coloca o país no sexto lugar na tabela das inflações mais altas, a par da Hungria

A taxa de inflação homóloga da zona euro estabeleceu-se nos 0,4% em setembro, valor que compara com os 0,2% de agosto e os -0,1% de setembro de 2015, segundo o Eurostat.

Também no conjunto dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE), a taxa de inflação homóloga foi de 0,4% em setembro, face aos 0,3% de agosto e aos -0,1% do mesmo mês do ano anterior.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, em setembro foram observadas taxas de inflação negativas em dez Estados-membros, com destaque para a Bulgária (-1,1%), a Croácia (-0,7%) e a Eslováquia (-0,5%).

As taxas de inflação homólogas mais altas registaram-se, por seu lado, na Bélgica (1,8%), na Estónia (1,7%) e na Áustria (1,1%).

Os preços subiram, em Portugal, 0,7% em setembro, o que coloca o país no sexto lugar na tabela das inflações mais altas, a par da Hungria.

Em comparação com agosto, a inflação homóloga baixou em nove Estados-membros (incluindo Portugal, 0,1 pontos percentuais), estabilizou em dois e aumentou noutros 16.