Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Adicional ao IMI beneficia imóveis acima de 1 milhão de euros

  • 333

Nuno Botelho

Com o fim do Imposto de Selo os proprietários de imóveis acima de 1 milhão de euros vão acabar por pagar menos no próximo ano

Os proprietários com imobiliário acima de um milhão de euros acabam por ser beneficiados, mesmo com o adicional de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), porque com o fim do Imposto de Selo acabam por pagar menos no próximo ano do que pagaram em 2016.

Esta é uma das conclusões da consultora EY que, em simulações feitas para a Lusa, analisou o impacto do novo adicional de IMI, taxa que irá substituir o atual imposto de selo de 1% que era cobrado sobre imóveis acima de um milhão de euros.

De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2017 entregue na sexta-feira ao Parlamento, o Governo pretende introduzir, no próximo ano, um adicional ao IMI, cuja taxa é de 0,3% sobre a soma dos Valores Patrimoniais Tributários (VPT) dos prédios urbanos detidos pelo sujeito passivo.

  • Governo admite clarificar o novo imposto sobre o imobiliário

    Quem tiver dívidas ao Fisco ou à Segurança Social e um património imobiliário inferior a 600 mil euros não fica isento de pagar o adicional de IMI, de acordo com a proposta do Orçamento do Estado. Ministério das Finanças não exclui clarificar a lei de forma a evitar essa penalização, noticia o “Público”