Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Governo mantém penalização sobre os carros a gasóleo

  • 333

Luís Barra

O valor adicional do IUC sobre os veículos a gasóleo continua a ser cobrado em 2017

O "adicional" cobrado em sede de Imposto Único de Circulação (IUC) aplicável sobre os veículos a gasóleo enquadráveis nas categorias A e B do IUC mantém -se em vigor durante o ano de 2017.

Desde 2014 que as tabelas do IUC agravaram a tributação sobre os proprietários de veículos a gasóleo. Na altura de pagar o IUC - até ao final do mês de matrícula do carro -, o Ministério das Finanças continuará a cobrar em 2017 uma taxa adicional que sobrecarrega os veículos a gasóleo, sobretudo os que são mais recentes e cujos motores são responsáveis por maiores emissões poluentes.

À semelhança dos anos anteriores, a receita que será obtida com esta taxa adicional cobrada em 2017 deve reverter, em exclusivo, para a administração central do Estado. Este "adicional" sobrecarrega o custo de utilização dos veículos com motor a gasóleo, que já têm um preço de venda ao público superior ao dos veículos a gasolina. Na altura em que foi lançado este "adicional", o Ministério das Finanças admitiu que esta medida fiscal permitiria arrecadar mais 15% de IUC.