Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsas positivas beneficiam dos mercados asiáticos

Investidores aguardam dados macroeconómicos da proposta de Orçamento do Estado, enquanto bolsas europeias beneficiam da alta dos mercados asiáticos

As bolsas europeias seguem positivas, a beneficiar do fecho em alta dos mercados asiáticos, com os investidores a aguardarem por vários dados macroeconómicos, entre os quais a divulgação da proposta orçamental de Portugal para 2017.

Cerca das 8h30 em Lisboa, o Eurostoxx 50, o índice que representa as principais empresas da zona euro, seguia a avançar 0,79%, negociando nos 2.998,48 pontos.

As principais bolsas europeias seguiam a negociar entre os ganhos de 0,63% de Frankfurt e os de 0,84% de Madrid. Lisboa seguia também em terreno positivo, a subir 0,84% e a negociar nos 4.593,21 pontos.

Os investidores preparam-se para acompanhar a publicação de diversos dados macroeconómicos como a proposta de orçamento do Estado de Portugal para 2017 e o índice de preços de consumo (IPC) na União Europeia e zona euro.

As bolsas estão também a beneficiar do impulso das subidas de 0,49% de Tóquio e de 0,08% de Xangai.

Nos Estados Unidos, a presidente da Reserva Federal (Fed), Janet Yellen, falará sobre a recuperação económica no país.
No mercado de matérias-primas, o barril de Brent, de referência na Europa, subiu no início da sessão para os 52,20 dólares, enquanto no mercado de divisas, o euro trocava-se a 1,1025 dólares e a libra a 1,1077 euros.