Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Oitante vende 78% que detinha no banco do Banif em Malta por mais de 18 milhões de euros

  • 333

A Oitante, veiculo criado pelo Fundo de Resolução para ficar com os ativos que não foram vendidos ao Santander Totta, vendeu a participação que o banco tinha em Malta por mais de 18 milhões de euros

A Oitante, veículo do fundo de resolução que herdou os ativos do Banif que não foram comprados pelo Santander, concluiu esta terça-feira, a venda da sua participação de cerca de 78% relativa ao capital social do Banif Bank, em Malta.

A venda foi feita à Al Faisal International for Investment Malta Limited, segundo informação prestada pela administração da Oitante e o montante encaixado deverá ter ascendido a 18 milhões de euros, segundo apurou o Expresso.

No comunicado da Oitante não é, porém, referido o montante da venda mas no final de 2015, a verba de que se falava ascendia a mais de 18 milhões de euros. A negociação da participação do banif em Malta foi iniciada pelo ex-presidente do Banif, Jorge Tomé, antes do banco ter sido intervencionado.

O comunicado da administração da Oitante apenas refere que "o desfecho desta operação de venda ocorre após terem sido verificadas todas as condições estabelecidas na documentação contratual da operação assinada em dezembro de 2015 e posteriormente aditada em junho de 2016, incluindo a obtenção de autorização pela Direção Geral da Concorrência da Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu".

Recorde-se que a Oitante foi criada aquando da intervenção no Banif em dezembro de 2015. Ou seja tem os activos rejeitados pelo Santander Totta, entre os quais as participações em várias unidades, desde o banco espanhol á participação do banco em Malta, agora vendido, passando pela posição minoritária na seguradora Açoreana. E o dinheiro da venda dos ativos fica no Funbdo de Resolução.

A conclusão deste processo de venda assegura ainda que a Oitante seja reembolsada de um empréstimo subordinado no montante de cinco milhões de euros.

Em agosto a Oitante vendeu à Bison Capital Financial Holdings (Hong Kong) o banco de investimento do Banif. Este grupo chinês vai aumentar o capital do banco em 10 milhões de euros e ficou com os colaboradores.

A Oitante vendeu também a Açoreana ao grupo norte-americano Apollo Management (sem referir o preço), que ficou também com a Tranquilidade e está na corrida ao Novo Banco.