Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Vinhos de Portugal apresentam-se na Suíça

  • 333

Viniportugal junta 62 empresas para a maior prova de sempre de vinhos portugueses na Suíça

Zurique foi a cidade escolhida pela Viniportugal para organizar a maior prova de sempre de vinhos portugueses na Suiça, na próxima segunda-feira.
A iniciativa, que vem confirmar a aposta da associação responsável pela promoção dos vinhos nacionais neste mercado, junta 62 empresas nesta Grande Prova, no Kongresshaus Zurich.

O investimento na Suiça surge enquadrado na estratégia de regresso à Europa da Viniportugal, aproveitando crescimento das exportações de vinhos portugueses em várias frentes, como é o caso da Suiça (6%), Noruega (13%) ou Reino Unido (7%).

Com um orçamento anual de 7 milhões para a promoção de vinhos portugueses, a Viniportugal apostou na Suiça com base em estudos de mercado que apontam para um aumento de 9% no mercado do vinho, em valor, até 2019, naquele país.

No seu conjunto, as importações suiças de vinhos somaram 187,6 milhões de litros e 967,9 milhões de euros em 2015, com Itália, França e Espanha a responderem por 78% deste valor e Portugal a surgir em quarto lugar neste ranking.

No caso de Portugal, as exportações de vinho para a Suíça em 2015 ficaram nos 95,9 mil hectolitros ou 27 mil euros, com o preço médio por litro a subir 3,4% num ano, para os 2,83 euros.