Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Brasil faz queixa na OMC por taxas dos EUA à importação de aço

  • 333

Brasil apresenta junto da Organização Mundial do Comércio queixa por causa de taxas que os Estados Unidos impõe à importação de aço

O Brasil vai apresentar junto da Organização Mundial do Comércio (OMC) uma queixa contra os Estados Unidos por causa de taxas que Washington impõe à importação de aço, anunciou na quarta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros.

José Serra explicou que antes de chegar à instância de solução de controvérsias da OMC propriamente dita, há uma fase preliminar, que deve ocorrer em dezembro, que consiste num pedido de consultas.

Segundo a Agência Brasil, empresas brasileiras como a Usiminas e a Companhia Siderúrgica Nacional alegam que as medidas tributárias aplicadas pelos Estados Unidos ao aço laminado brasileiro, utilizado principalmente na indústria automóvel, prejudicaram as suas exportações.

A Administração norte-americana considera, por seu lado, que há programas oficiais brasileiros que podem ser considerados subsídios indiretos, pelo que configuram prática de comércio desleal, segundo a imprensa brasileira.

O ministro dos Negócios Estrangeiros brasileiro indicou por outro lado que, na próxima semana, vai deslocar-se à Argentina e Paraguai para cumprir uma agenda que inclui a análise das "próximas prioridades do Mercosul" (Mercado Comum do Sul).

Entre essas prioridades, sublinhou, figura o fortalecimento da hidrovia existente entre os três países, cuja produtividade pode, a seu ver, "aumentar muitíssimo", com "investimento mínimo e organização".