Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Wall Street abre em terreno positivo

  • 333

Principais índices das bolsas de Nova Iorque iniciam sessão com ganhos ligeiros. Investidores aguardam resultados da reunião informal da OPEP e testemunho da presidente da Fed no Congresso

Jorge Nascimento Rodrigues

As bolsas de Nova Iorque abriram esta quarta-feira em terreno positivo. O índice Dow Jones iniciou a sessão com ganhos de 0,15%. O S&P 500 avançava 0,17% e o Nasdaq subia 0,11%.

Wall Street e bolsa das tecnológicas prosseguem hoje trajetória positiva da sessão anterior influenciada pelo 'efeito Clinton' (percepção dos mercados financeiros de que a candidata Hillary Clinton ganhou o primeiro debate presidencial na segunda-feira).

Na Europa continua o movimento de alta, invertendo as perdas registadas na terça-feira, quando o índice MSCI respetivo desceu 0,58%, e os fechos no vermelho há três sessões consecutivas. O índice Eurstoxx 50, das cinquenta principais cotadas da zona euro, estava a ganhar 1,2% quando Nova Iorque abriu.

A liderar as subidas europeias, o índice Dax de Frankfurt animado pelas ações do Deutsche Bank, que ganhavam 3,9%, apesar do desmentido do Ministério das Finanças alemão de que o governo de Angela Merkel estivesse a preparar um plano de contingência para o banco que perdeu esta semana 2,7% da sua capitalização.

Em Lisboa, o PSI 20 continuava em alta, com ganhos de 1%.

O preço do barril de petróleo de Brent registava 47,16 dólares, uma subida de 2,6% em relação ao valor de fecho do dia anterior.

Os mercados bolsistas na Europa e em Nova Iorque ainda poderão ser influenciados esta quarta-feira pelos resultados da reunião informal entre membros da OPEP e não membros em Argel que se iniciou esta tarde e pelo testemunho da presidente da Reserva Federal norte-americana, a partir das 15 horas (hora de Lisboa), na Comissão de Serviços Financeiros da Câmara de Representantes do Congresso norte-americano.

Já se iniciou, também, à porta fechada, a sessão no Bundestag, parlamento alemão, com o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi.

  • A Bolsa de Tóquio liderou as quedas na Ásia Pacífico esta quarta-feira. O índice da zona euro Eurostoxx 50 ganha 1,4%. Bolsa de Milão lidera subidas. Deutsche Bank recupera. PSI 20 em linha com trajetória europeia