Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

“Vamos ter 19 milhões de turistas”

  • 333

Manuel Caldeira Cabral fotografado no Chiado, uma das zonas de maior sucesso entre os turistas que visitam Lisboa: há espaço para o turismo crescer, acredita o ministro

Alberto Frias

Na semana em que celebra o turismo, o ministro da Economia garante que Portugal terá em 2016 “o melhor ano turístico de sempre”

A Semana do Turismo, que arrancou esta sexta-feira e decorre até ao próximo sábado em várias cidades do país, vai ser palco do lançamento pelo Governo de um conjunto de programas que têm como objetivo garantir que o crescimento do sector vai continuar, bem como responder a novas necessidades dos turistas (ver caixa ao lado). O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, promete “um dos melhores anos turísticos de sempre” e detalha que Portugal deverá receber perto de 19 milhões de turistas este ano (recebeu 17,4 milhões no ano passado), “um número muito acima do de há 10 anos, quando rondava os 10 milhões”.

Acreditando que há espaço para continuar a crescer no turismo, o ministro desvaloriza, em entrevista ao Expresso, a discussão sobre o eventual excesso de turistas em Lisboa. “A discussão sobre o excesso de turistas começou em Barcelona e foi adotada aqui. Mas Barcelona tem um centro histórico mais pequeno do que Lisboa e mais turistas”, compara. Ambas as cidades, acredita, “mudaram para melhor”. “Hoje consegue-se andar à noite na Baixa de Lisboa."

Ainda assim, porque o objetivo é continuar a crescer no turismo, admite que é preciso “desconcentrar”. “Há muitas zonas onde pode haver mais turistas sem que haja um problema de concentração. Zonas como Sintra, Cascais, Arrábida ou Troia. Alargar o espaço em que os turistas se movem pode permitir um crescimento mais equilibrado no sector.”

Leia mais na edição deste fim de semana