Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Dia de recorde em Leixões

  • 333

Lucília Monteiro

Terminal de cruzeiros recebe esta sexta-feira 5 mil passageiros

O Porto de Leixões recebe esta sexta-feira três navios de cruzeiro e um total de cinco mil passageiros, um recorde diário no novo terminal de cruzeiros a que é preciso somar mais de dois mil tripulantes.

São grandes navios, dois dos quais a fazer escalas inaugurais em Leixões, e rumam todos até Lisboa, que tem vindo a registar uma subida na atividade de cruzeiros depois dos investimentos realizados nos últimos anos e da aposta na sua promoção junto de companhias de cruzeiros de todo o mundo.

Até 2011, Leixões não tinha condições para seduzir os grandes cruzeiros por falta de um terminal para acolher embarcações com mais de 250 metros, mas em 2015, 50 milhões de euros depois, o negócio ganhou escala e torna-se essencial ao turismo da região, que passou a entrar na alta roda europeia dos cruzeiros.

"É com muita satisfação que recebemos hoje três grandes navios. Desde o início do ano acolhemos já 64 escalas de cruzeiros, das quais seis foram escalas inaugurais, pelo que se adivinha que este seja um ano excelente para a atividade de cruzeiros do Porto de Leixões", comenta Helena Gomes Fernandes, diretora comercial da APDL, numa reação ao primeiro recorde do ano num só dia, estabelecido hoje.

Em 2018, a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) espera receber em Leixões 130 mil passageiros (83 mil em 2015).