Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Desempregados inscritos caem em agosto face ao ano anterior, mas sobem face a julho

  • 333

Luís Barra

Dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional mostram ainda que, face a agosto de 2015, o desemprego caiu em todas regiões, mas principalmente no Algarve

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 7% em agosto, comparativamente com o mesmo mês de 2015, mas cresceu 0,2% (ou mais 1.100 pessoas) face a julho, divulgou o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) esta sexta-feira.

De acordo com os dados apresentados, o número de desempregados inscritos em agosto era de 498.763, situando-se, assim, abaixo dos 500 mil pela primeira vez desde agosto de 2008, quando se encontravam inscritas 389.444 pessoas.

O mesmo documento revela ainda que, face a agosto de 2015, o número de inscritos nos centros de emprego caiu em ambos os sexos, mas que a queda foi mais significativa nos homens, com uma descida de 8,5%, enquanto nas mulheres a redução foi de 5,7%. Já analisando por grupo etário, quer os jovens (menos de 25 anos) quer os adultos apresentaram uma descida, respetivamente de 8,9% e de 6,8%.

No que respeita ao tempo de inscrição, os desempregados inscritos há menos de um ano diminuíram 5% também em relação a agosto de 2015, e os desempregados de longa duração, isto é, com tempo de inscrição igual ou superior a um ano, diminuíram 9,1%.

O IEFP mostra ainda que, numa análise a nível regional, o desemprego diminuiu em todo o país, mas foi no Algarve, com uma queda de 17,5%, que a descida foi mais expressiva. Contudo, quando se compara com o mês anterior, houve um aumento do número de inscritos em algumas regiões, nomeadamente no Alentejo (+1,6%), no Norte e Centro (+0,8% e +0,7%).