Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bentayga, o primeiro Bentley com motor diesel. Começa nos €240 mil

  • 333

Com mais de três toneladas, o Bentley Bentayga inaugura os motores diesel na marca de luxo, garantindo uma velocidade máxima de 270 km/hora e uma autonomia de 1000 quilómetros

É o primeiro Bentley a utilizar um motor diesel. Mas também é o primeiro carro desta marca capaz de percorrer mil quilómetros com um depósito. Isto não quer dizer que o Bentayga - que é um SUV, ou seja, um familiar desportivo com aptidões para circular fora de estrada - não seja motorizado por uma verdadeira "bomba". O seu motor tem um bloco de oito cilindros e 4 litros de cilindrada, com três turbos e uma potência de 435 cavalos às 3.750 rotações por minuto. Este motor permite que as mais de três toneladas de peso do Bentayga alcancem uma velocidade máxima de 270 km/hora, e acelere dos zero aos 100 km/hora em apenas 4,8 segundos.

Segundo Francisco Formosinho Sanchez, responsável da Bentley em Portugal, o preço-base de venda ao público do Bentayga - de acordo com a fiscalidade em vigor- será ligeiramente superior a 240 mil euros, sendo 158 mil euros relativos ao preço-base do carro e o restante correspondente a impostos. Mas como o Bentayga só estará disponível no início de 2017, a fiscalidade aplicável será a que for aprovada no próximo Orçamento do Estado.

Se forem incluídos extras "normais" - não tendo em conta equipamentos especiais, produzidos por encomenda -, como a suspensão pneumática com autonivelamento e controlo contínuo do amortecimento, um sistema áudio da gama Naim com 1950 watts e 18 altifalantes ou um sistema de visão noturna eletrónica que recorre a infra-vermelhos, com "hed-up display", e, nesse caso, o preço final será acrescido de cerca de 40 mil euros, mais IVA.

"Este será, sem qualquer dúvida, o SUV mais caro que será vendido em Portugal", garante Francisco Formosinho Sanchez.

O segredo do motor diesel - que será um "sacrilégio" para os clientes desta marca, tradicionalmente dedicada à produção de carros desportivos de luxo -, está nos consumos que consegue garantir. Segundo informações da marca britânica, o Bentayga apresenta um consumo misto de 7,9 litros aos 100 km, o que será menos de metade dos valores habitualmente registados pelos modelos da Bentley.

Mesmo haja quem considere "abusivo" colocar um motor diesel nesta marca, a verdade é que o desempenho deste bloco de oito cilindros permite um tipo de utilização mais adequado ao perfil SUV deste modelo. A força disponibilizada a este diesel é-lhe dada pelo binário de 900 Nm libertado pelo motor logo a partir das 1.000 rotações por minuto.

O diretor executivo da Bentley, Wolfgang Dürheimer, diz que o Bentayga é "o SUV diesel de luxo mais rápido do mundo", o que continua a inserir os modelos na marca dentro da sua histórica característica de veículos desportivos.