Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Alemanha. SPD preocupado com o Deutsche Bank

  • 333

Sean Gallup/GETTY

Reunião à porta fechada de membros do SPD discutiu multa que os EUA querem aplicar ao banco e revelou preocupação sobre as reservas disponíveis na instituição

O Deutsche Bank tem reservas suficientes para pagar a multa de 14 mil milhões de dólares (12,5 mil milhões de euros) que os EUA pretendem aplicar ao banco? A questão foi um dos temas em debate, esta semana, numa reunião à porta fechada de um grupo de dirigentes do partido social democrata alemão (SPD), noticia a agência Bloomberg.

Salientando que antes dos Estados Unidos anunciarem a intenção de aplicar uma multa recorde, o Deutsche Bank já era um dos bancos europeus com pior rácio de capital, a Bloomberg refere que este ano o banco já perdeu 48% do seu valor de mercado e os políticos alemães, do SPD, "estão preocupados" com a capacidade da instituição financeira enfrentar este custo legal que os EUA querem impor para encerrar um processo ligados aos créditos imobiliários de baixa qualidade (subprime), na sequência da crise financeira de 2008.

A concretizar-se será a multa mais elevada infligida pelos Estados Unidos a um banco estrangeiro até hoje. E, no caso do Deutsche Bank mais do que duplica o valor da provisão de 5,5 mil milhões de euros que o banco constituiu para enfrentar custos legais.

Apesar da preocupação expressa pelo SPD, partido que integra a coligação governamental liderada por Angela Merkel, o ministro das finanças alemão, Wolfgang Schable já garantiu não estar preocupado com o maior banco do país. No entanto, há uma semana, pediu "uma decisão justa" às autoridades americanas.