Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Venda de casas sobe 30% entre abril e junho

  • 333

ana baião

Venderam-se quase 32 mil casas em Portugal no segundo trimestre de 2016, o que representa um crescimento de 30% face a igual periodo do ano anterior

João Ramos

João Ramos

Jornalista

O mercado imobiliário português continua em alta. No segundo trimestre de 2016, transacionaram-se 31 768 de casas, o que representa um aumento de 29,6% face ao mesmo período do ano anterior, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em relação aos primeiros três meses do ano o aumenta das vendas de alojamentos familiares subiu 7,8%. No segundo trimestre de 2016, as transações de alojamentos familiares superaram ligeiramente os 3,7 mil milhões de euros.

Entre abril e junho, o Índice de Preços da Habitação (IPHab) do INE aumentou 6,3% em relação a idêntico período do ano anterior, 0,6 pontos percentuais abaixo dos primeiros três meses do ano.

Quando comparado com o trimestre anterior, o IPHab acelerou pelo terceiro trimestre consecutivo, passando de uma variação de 1,8% no 1º trimestre para 3,1%.

De salientar que os preços dos alojamentos usados continuaram a subir pelo segundo trimestre consecutivo, face aos alojamentos novos (3,5% contra 2,1%, respetivamente).

A área Metropolitana de Lisboa concentrou 35,6% das casas vendidas no período em análise (11 311 transações) o que representa um aumento de 2,3% face ao ano anterior.