Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Deutsche Bank feito num 8 nos mercados

  • 333

DANIEL ROLAND/GETTY

As ações do Deutsche Bank afundam 8% esta sexta-feira. Também o custo de segurar dívida do banco disparou 8%. O anúncio de que os EUA querem aplicar-lhe uma multa de 14 mil milhões de dólares está a levar a um ajuste da avaliação do banco

As ações do Deutsche Bank afundaram 8% esta sexta-feira após o anúncio de que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos querem multar o banco em 14 mil milhões de dólares (€12,4 mil milhões).

Também o custo para segurar dívida do banco dispara 8% no mercado.

O banco alemão já veio dizer que "não tem intenções" de pagar um valor sequer próximo do mencionado. "As negociações estão apenas a começar", afirmou o banco em comunicado citado pela Reuters.

O banco tem estado a ser investigado nos EUA devido à alegada venda de produtos tóxicos envolvendo empréstimos hipotecários. A venda deste tipo de ativos acabou por levar à crise financeira de 2007-2008.

Em 2014, o Citigroup também foi notificado para pagar 12 mil milhões de dólares e acabou por pagar uma multa de sete mil milhões de dólares para encerrar uma investigação semelhante, lembra a Reuters.

O DB tem enfrentado outras acusações: manipulação das taxas de câmbio, dos preços do ouro e da prata e das taxas Euribor e Libor, usadas para fixar os preços de hipotecas e derivados.

Às 11H50, as ações do banco seguiam a cair 7,86% para €12,07.