Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Construção dá sinais de retoma

  • 333

Tiago Miranda

O Instituto Nacional de Estatística conclui que o número de edifícios licenciados em Portugal aumentou 12,0% face ao segundo trimestre de 2015

No segundo trimestre deste ano foram licenciados 4,2 mil edifícios e concluídos 2,5 mil edifícios em Portugal.

Os dados, revelados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, indicam ainda que os edifícios agora licenciados aumentaram 12,0% face ao 2º trimestre de 2015. Quanto aos imóveis concluídos, o INE refere que continua a registar-se um cenário de quebras continuadas (-10,7% em termos homólogos e -13,8% face ao trimestre anterior).

Significativo é o que se está a passar no licenciamento para reabilitação de imóveis antigos, onde se registou um acréscimo de 10,6% (-11,3% no 1º trimestre de 2016).

O INE conclui também que do total de edifícios agora licenciados, 65,2% corresponderam a construções novas e, destas, 69,8% destinaram-se a habitação familiar.

Todas as regiões do país apresentaram variações homólogas positivas no licenciamento para construções de raiz, destacando-se a Área Metropolitana de Lisboa e o Algarve com +69,8% e +47,2%, respetivamente.

Já em matéria de licenciamento de obras para reabilitação de edifícios, a Região Autónoma da Madeira apresentou a variação homóloga positiva mais acentuada (+138,5%), enquanto na Região Autónoma dos Açores se registou a maior redução (-22,6%).

Do total de edifícios concluídos entre abril e junho deste ano, 72,4% localizavam-se nas regiões Norte e Centro do país.