Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Produção de automóveis em Portugal caiu 36% em agosto

  • 333

Em agosto as fábricas portuguesas de automóveis produziram 2768 veículos. A quebra da produção deve-se ao mau desempenho do fabrico do segmento de veículos ligeiros de passageiros, que caíram 61,7% em termos homólogos. As exportações caíram 39,2%.

A produção das fábricas portuguesas de veículos automóveis voltou a ter um fraco desempenho global em agosto, registando uma queda homóloga de 36%, o que corresponde ao fabrico de 2768 veículos automóveis, divulga a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Para esta queda contribuiu o comportamento negativo do segmento da veículos ligeiros de passageiros, cuja produção recuou 61,7% face à produção de igual mês de 2015, refere a ACAP. Em sentido contrário, e em termos homólogos, destacou-se o bom desempenho da produção de veículos comerciais ligeiros, que aumentou 6,8%, e dos veículos pesados, que cresceu 52,5%.

Do total de veículos produzidos em Portugal em agosto, 2.561 unidades destinaram-se à exportação, ou seja, 92,5% da produção nacional, refere a ACAP. Isto significa que as exportações deste sector registaram uma redução de 39,2% face às exportações de igual mês do ano anterior. Por países de destino, a Alemanha lidera a compra de veículos fabricados em Portugal (com 24,1%), seguindo-se Espanha (com 16,9%), nos oito primeiros meses do ano.