Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Gasolina mais cara na segunda-feira

  • 333

Dan Kitwood/Getty Images

Os automobilistas vão pagar mais 1 cêntimo pela gasolina que abastecerem na próxima segunda-feira. O preço do gasóleo não terá alterações

A gasolina fica mais cara no início da próxima semana, enquanto o preço do gasóleo não terá alterações. Esta é a perspetiva de evolução dos preços dos combustíveis rodoviários avançada ao Expresso por fontes do sector petrolífero.

Refletindo a valorização do preço da tonelada de gasóleo e de gasolina nos mercados internacionais de produtos refinados, o preço de venda ao público da gasolina deve ser agravado em 1 cêntimo por litro na segunda-feira, deixando inalterado o preço de venda do gasóleo.

Atendendo aos valores divulgados pela Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis, o preço médio de venda ao público da gasolina é de €1,426 e o preço médio do gasóleo é de €1,185.

Depois da intervenção de Vladimir Putin na cimeira dos G20 realizada na China - onde defendeu o controlo da quantidade de petróleo produzido, para congelar a quantidade de barris que são colocados diariamente à venda de forma a contribuir para a subida da cotação do petróleo -, os principais analistas do sector petrolífero admitiram que o preço do petróleo poderia sofrer um agravamento durante esta semana.

No entanto, as palavras de Putin não provocaram um disparo na cotação internacional do barril de petróleo, assistindo-se a uma valorização que foi sucedida por uma correção de preços, o que implicou que os mercados petrolíferos tivessem um comportamento misto, de subidas e descidas. O mercado dos produtos refinados - gasolina e gasóleo - acabou por ser contagiado por esta tendência mista dos preços do petróleo.