Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsa sobe em dia B (de BCE)

  • 333

A Bolsa portuguesa segue com ganhos. Mas o sentimento em toda a Europa é de cautela. Esta quinta-feira é dia de reunião do Banco Central Europeu e há quem espere um prolongamento do programa de compras de ativos

O índice bolsista lisboeta PSI-20 segue a ganhar 0,5% enquanto no resto da Europa os ganhos são em geral mais ligeiros, numa quinta-feira em que os investidores se preparam para um possível prolongamento das medidas de estímulo por parte do Banco Central Europeu (BCE).

O Conselho de Governadores do banco central deverá manter as taxas de juro inalteradas mas é visto a poder prolongar o programa de compras de dívida para além de março de 2017, para dar suporte ao crescimento económico. Também poderá alterar os montantes de compras máximos que pode fazer, para responder a questões de liquidez.

Apesar do BCE ter adotado medidas no montante de 1,2 biliões de euros no último ano e meio e as taxas de juro estarem em mínimos históricos, o crescimento da economia e a inflação continuam em níveis fracos.

Em Lisboa, a Galp Energia avança 0,65% e a NOS ganha 1,24%, dando suporte aos ganhos do PSI-20, num dia em que apenas dois títulos seguem negativos.

Nos Estados Unidos, esta quarta-feira o índice Nasdaq atingiu novo máximo de sempre. Na Ásia, as açoes estão próximas do pico de 12 meses.