Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Investimento nunca foi tão empresarial

  • 333

Os brasileiros da Embraer são o maior investidor estrangeiro com fundos do Portugal 2020

José Caria

Empresários já respondem por 69% do investimento em Portugal enquanto o Estado perdeu metade da sua relevância para um novo mínimo de 8%

Porque não descola o investimento em Portugal? Para melhor compreender o que afinal se passa, o Expresso mergulhou nas contas mais pormenorizadas da formação bruta de capital fixo (FBCF) por sector institucional que o Instituto Nacional de Estatística (INE) disponibiliza desde o primeiro trimestre de 1999 até ao primeiro trimestre de 2016 (ainda não há dados tão finos para o segundo trimestre).

Conclusão: na ressaca da overdose do investimento do sector público em infraestruturas e da overdose do investimento das famílias em habitação dos anos 90 e 2000, só os empresários podem agora curar o investimento em Portugal.

Zoom ao investimento

A primeira constatação é que o investimento nunca foi tão empresarial em Portugal como é agora. Por mérito dos empresários, mas sobretudo por demérito do sector público e das famílias que já não podem contribuir como antes para a recuperação do investimento no país (ver gráficos com a composição do investimento nacional).

Leia mais na edição deste fim de semana