Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Comissário europeu defende continuação da negociação para parceria transatlântica

  • 333

OLIVIER HOSLET / EPA

O comissário europeu para os assuntos económicos, Pierre Moscovici, considera que a Europa deve manter as conversações com os Estados Unidos para tentar acordar a Parceria Transatlântica para o Comércio e Investimento (TTIP)

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

“Não creio que faça sentido suspender estas negociações”. Foi desta forma que o comissário europeu para os assuntos económicos, o francês Pierre Moscovici, reagiu esta sexta-feira à posição do seu compatriota Mathias Fekl, ministro francês do comércio externo, apelando à suspensão das conversas para o TTIP, o acordo transatlântico de parceria para o comércio e investimento.

“Pelo contrário, penso que seria muito mais inteligente continuar (as negociações) defendendo os nossos interesses”, declarou Moscovici, citado pela agência Reuters, numa conferência de imprensa em Paris.

Esta semana o ministro francês Mathias Fekl publicou no Twitter uma mensagem anunciando que o seu Governo pediu a suspensão das conversações para o TTIP, um dossiê que tem sido alvo de muita contestação, sobretudo por parte da França, que alega que no ponto atual o projeto teve muito mais concessões da Europa do que dos Estados Unidos.

Sobre este processo, o ministro alemão da Economia, Sigmar Gabriel, disse também há dias que “as negociações com os EUA falharam de facto, embora ninguém o admita”.