Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Lisboa arranca negativa, com bolsas a navegar em águas calmas

  • 333

THOMAS SAMSON/GETTY

O BCP é o título que mais valoriza na Bolsa de Lisboa, num dia calmo dos mercados, ainda em ritmo de férias, e com os investidores pouco interessados na praça portuguesa

A Bolsa de Lisboa regista uma descida de 0,50% no PSI20, com o mercado português a manter-se pouco atrativo para os investidores e a registar volumes de negócios abaixo dos habituais. As restantes bolsas europeias apresentam pequenas subidas e descidas. É um dia de tipico sobe e desce, sem grandes temas a dominar a agenda.

Em Lisboa, o BCP é o título que mais sobe no arranque da sessão, com um ganho de 0,56%, segue-se a Sonae SGPS (0,52%), os CTT (0,27%) e a NOS (0,20). Do lado negativo destaque para a Jerónimo Martins (-1,26%), a Mota-Engil (-0,64%) e o Banco BPI (-0,36%).

No mercado português marca o dia a notícia de que a construtora de António Mota colocou à venda a participação da Ascendi na Lusoponte. Nota positiva para o crescimento de 37,2% do lucro da Ibersol, empresa que gere as redes Pizza Hut e KFC em Portugal, no primeiro semestre do ano. A Ibersol tem em curso a compra da espanhola Eat-out, negócio que lhe aumentará significativamente a dimensão.

Os próximos dias nos mercados internacionais serão marcados pela decisão da Reserva Federal norte-americana relativamente às taxas de juro. A expetativa é que estas subam, influenciadas pelo facto de a economia dos EUA mostrar melhorias e o impacto de o Brexit não ter sido tão negativo quanto se esperava.