Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Inflação não descola na zona euro

  • 333

A variação anual de preços na área da moeda única foi de 0,2% em agosto, segundo a estimativa preliminar do Eurostat. Uma inflação homóloga similar à de julho e inferior às previsões dos analistas. A reunião do BCE é já na próxima semana

Jorge Nascimento Rodrigues

A inflação anual em agosto foi de 0,2% na zona euro, segundo o Eurostat divulgou esta quarta-feira. Esta estimativa preliminar do organismo de estatísticas da União Europeia aponta para uma inflação similar à do mês anterior e abaixo das previsões dos analistas que apontavam para 0,3%.

Em suma, a inflação homóloga – em relação ao mesmo mês do ano anterior - não descola depois de uma subida da taxa para terreno positivo em junho, registando 0,1%. Continua muito distante da meta de abaixo mas próximo de 2% que rege a política monetária do Banco Central Europeu, cuja equipa presidida por Mario Draghi volta a reunir-se a 8 de setembro, na próxima semana.

A inflação subjacente – que exclui as variações nas componentes de energia, alimentação, álcool e tabaco – desceu na zona euro de 0,9% em junho e julho para 0,8% em agosto, segundo esta primeira estimativa.

Os organismos de estatísticas de três das principais economias da moeda única já divulgaram as suas primeiras estimativas para agosto. Espanha que tem estado em deflação melhorou com a inflação, ainda em terreno negativo, a subir de -0,7% em julho para -0,3% em agosto. No mesmo período, em França, a inflação manteve-se em 0,4%, e na Alemanha desceu de 0,4% para 0,3%.