Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Galp relança aposta na Namíbia

  • 333

Reuters

Há milhões de anos o que são hoje a Namíbia e o Brasil eram um só território. Hoje as descobertas de petróleo no Brasil levaram várias companhias a procurar ouro negro na Namíbia. A Galp é uma delas e acaba de assinar dois novos contratos no país

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

A Galp Energia assinou dois novos contratos de concessão para obter novas licenças de exploração petrolífera offshore na Namíbia, um país onde já tinha perfurado três poços em 2013, e onde irá agora reforçar a sua aposta. “A informação obtida nas campanhas de recolha de dados sísmicos anteriores forneceram indicações animadoras que justificam o aprofundamento de trabalhos adicionais”, avançou ao Expresso fonte oficial da petrolífera portuguesa.

A empresa não avança para já uma estimativa dos investimentos que fará na Namíbia. Certo é que os novos contratos lhe dão uma janela de vários anos para voltar a fazer a prospeção de petróleo naquele mercado. Na área 23 as atividades de exploração (incluindo estudos geológicos e sísmicos) vão durar três anos. Na área 28 a Galp terá quatro anos para a prospeção. “Após este período inicial de exploração, caso sejam identificados prospetos promissores, seguir-se-ão novos períodos de exploração adicionais com o compromisso de efetuar poços de exploração para cada área”, explica a empresa.

Leia mais na edição deste fim de semana