Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

VW paga mais de mil milhões de euros de indemnizações a concessionários nos EUA

  • 333

AXEL SCHMIDT/ REUTERS

Fabricante alemão continua a ser penalizado pela manipulação dos níveis de emissões de gases nos veículos a diesel

A Volkswagen vai pagar mais de 1,2 mil milhões de dólares ou 1,06 mil milhões de euros aos concessionários norte-americanos em indeminizações por perdas relativas ao escândalo da manipulação de gases nocivos nos veículos a diesel. A agência Bloomberg, que cita fontes próximas do processo, afirma que este acordo abrange 625 pequenos concessionários da marca alemã nos Estados Unidos.

Este acordo eleva para 16,5 mil milhões de dólares (12,9 milhões de euros) o valor desembolsado pela marca só nos Estados Unidos na sequência deste escândalo de manipulação das emissões para os veículos parecerem menos poluentes.

O princípio de acordo estabelecido entre a empresa e o advogado dos concessionários, em S. Francisco, ainda tem de ser aprovado em tribunal e visa compensar os stands pelas perdas sofridas com o escândalo e pelos veículos que deixaram de vender, prevendo a retoma das viaturas que não foram vendidas.

A tentar recuperar a sua reputação depois do escândalo, a VW já tinha chegado a um acordo no valor de 14,7 mil milhões de dólares (13,02 mil milhões de euros) com clientes finais e os regulares dos EUA e da Califórnia para retomar ou reparar 480 mil veículos e paga mais 603 milhões de dólares (534 milhões de euros) a 44 estados, enfrentando, ainda, outras reclamações do governo e de investidores nos EUA, além de processos noutros países, da Alemanha à Coreia do Sul.