Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Economia britânica acelerou antes do Brexit

  • 333

Economia cresceu 0,6% no segundo trimestre

Antes do referendo do Brexit, para a saída do Reino Unido da União Europeia, os consumidores britânicos estavam a aumentar o consumo e o investimento das empresas estava em alta, mostram os últimos dados do Gabiente de Estatística do Reino Unido, hoje divulgados.

De acordo com os números referentes ao segundo trimestre do ano, os gastos das famílias aumentaram 0,9% comparativamente aos três primeiros meses do ano, para dar a este indicador o seu melhor ritmo em quase dois anos.

O investimento das empresas cresceu 0,5 por cento e o crescimento global da economia britânica acelerou para 0,6 por cento, superando as estimativas iniciais, que apontavam para 0,4 por cento.

"As respostas aos nosso inquéritos, que abrangem o período anterior e imediatamente posterior ao referendo, não mostram, até agora, qualquer sinal de que a incerteza tenha afetado o investimento ou o PIB de forma significativa", comenta Joe Grice, economista-chefe do gabinete estatístico britânico, citado pela Bloomberg.

No entanto, apesar destes indicadores não refletirem um impacto significativo do referendo de 23 de junho no comportamento dos consumidores, a Bloomberg admite que o cenário pode mudar no futuro próximo, devido à subida da inflação que pode comprometer o efeito de quase dois anos de crescimento real nos salários.