Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Caixa. DBRS questiona plano de recapitalização

  • 333

É preciso “avaliar o apetite dos investidores” para conseguir avaliar o impacto da operação nas contas públicas, diz a agência de rating

A agência de rating DBRS questiona o plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e considera difícil avaliar o seu impacto final nas contas públicas antes de saber se será possível atrair investidores para comprar dívida.

"A proposta do ministro das Finanças para recapitalizar a CGD é uma demonstração importante do esforço para limpar o sistema bancário. No entanto....seria importante avaliar o apetite dos investidores em relação aos mil milhões de euros em dívida subordinada que a CGD pretende angariar", comenta Fergus McCormick, responsável pelos ratings soberanos da DBRS, citado pela Agência Reuters.

"Antes disso, será difícil avaliar o impacto da operação nas contas públicas", acrescenta este responsável da DBRS, agência que deverá reavaliar a notação de credito relativa a Portugal em outubro próximo.

A posição da canadiana DBRS, sublinha a Reuters, é importante pelo seu rating BBB, considerado arriscado mas fora do patamar de "lixo", ou seja, num nível ainda adequado para que haja investimento nos títulos do Tesouro português, Entre as quatro agências internacionais que analisam a dívida soberana nacional, esta á a única a manter o país num nível não especulativo, o que é fundamental para as operações de financiamento junto do BCE.