Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsa em perda ligeira, BCP em alta

  • 333

O PSI-20 abriu no vermelho, com nove cotadas em queda. BCP lidera ganhos

A Bolsa de Lisboa abriu esta segunda-feira em terreno negativo, caindo ligeiros 0,03%, sucedendo a uma sexta-feira que também foi de queda (-0,55%), em linha com as principais bolsas europeias.

No início de mais uma semana, o PSI20, o principal índice da praça portuguesa, inaugurou com nove empresas em queda, com as as ações da Galp Energia e da EDP Renováveis a liderar as perdas (-0,22% e -0,55%, respetivamente).

Em contrapartida, BCP é a cotada que mais ganha (1,14%), numa manhã em que o "Jornal de Negócios" revela que Bruxelas já aceitou que o Governo português possa estender por várias décadas o prazo do empréstimo de 3900 milhões de euros que foi concedido pelo Estado ao Fundo de Resolução para injetar no Novo Banco. Desta forma, os bancos que participam no Fundo, como o BCP, podem absorver as perdas na venda do banco no longo prazo. Esta é precisamente uma das condições exigidas pelo grupo chinês Fosun para comprar até 30% do BCP.

Por toda a Europa, a tendência dos mercados ainda não está definida no arranque desta semana.

Por seu turno, os preços do petróleo estão a cair nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, referência para as importações nacionais, recua 1,93% para 49,90 dólares por barril.

Na Europa, Milão caiu 2,18%, Madrid recuou 1,16%, Paris perdeu 0,82%, Frankfurt 0,55% e Londres caiu 0,15%.