Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

BCE confirma António Ramalho no Novo Banco

  • 333

O Banco Central Europeu deu luz verde a Ramalho para liderar Novo Banco. O ex-presidente da Infraestruturas de Portugal assumiu esta sexta-feira a presidência do banco

António Ramalho já tem o aval do Banco Central Europeu para ocupar a presidência do Novo Banco, depois de Eduardo Stock da Cunha ter regressado ao Llyods no final de julho, apurou o Expresso.

Entretanto, o Novo Banco já informou o mercado da decisão do BCE, através de um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Moibiliários (CMVM). E adianta que António Ramalho assume hoje as suas funções.

A escolha de Ramalho, assumida pelo Banco de Portugal em meados de julho, teve como justificação o facto de o gestor ter "uma longa experiência de gestão no sector financeiro".

Mas António Ramalho pode nem sequer aquecer o lugar se o Novo Banco acabar por ser vendido, a não ser que quem o compre o mantenha na função. Se o processo de venda falhar terá um ano para vender o Novo Banco e a sua tarefa não será nada fácil. Tudo dependerá das propostas de compra do Novo Banco.

António Ramalho foi presidente do conselho de administração da Unicre e membro da comissão executiva do BCP entre 2010 e 2012. Passou também pelo grupo Champalimaud e pelo Santander Totta. Já saiu da presidência do conselho 
de administração da Infraestruturas de Portugal 
e esteve também à frente da CP.