Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Eurostat confirma taxa de inflação da zona euro nos 0,2% em julho

  • 333

Também na União Europeia, a taxa de inflação ficou nos 0,2%

A taxa de inflação homóloga na zona euro fixou-se em 0,2% em julho, uma ligeira subida face aos 0,1% registados no mês anterior, confirmou esta quinta-feira o gabinete de estatísticas europeu, Eurostat.

No final de julho, o Eurostat já tinha divulgado uma estimativa rápida que apontava para este valor, o que significa que a taxa de inflação regressou em julho ao valor registado um ano antes, em julho de 2015, que foi de 0,2%, depois de em junho já ter saído de terreno negativo (era de -0,1% em maio).

Também na União Europeia, a taxa de inflação ficou nos 0,2%, uma ligeira subida face aos 0,1% em junho registados entre os 28 Estados-membros.

Em julho de 2016, foram observadas taxas de inflação negativas em 12 Estados-membros, sendo que a Bulgária e a Croácia apresentaram as taxas mais baixas (-1,1%), seguidas da Eslováquia (-0,9%). As taxas de inflação mais elevadas foram verificadas na Bélgica (2%), na Suécia (1,1%) e em Malta (0,9%).

Comparando com junho, a taxa de inflação caiu em nove Estados-membros, permaneceu estável em sete (Portugal manteve-se nos 0,7%) e subiu em 12.