Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Natixis sobre Portugal: "Risco de outra crise?"

  • 333

Banco francês publicou uma análise sobre Portugal onde questiona se pode surgir nova crise de dívida soberana na periferia europeia devido à situação da economia portuguesa, levando à intervenção do Banco Central Europeu.

A situação da economia portuguesa é desfavorável e existe o risco de outros choques levarem à subida dos juros da dívida soberana do país e desencadear uma nova crise da dívida, diz o Natixis.

Numa análise sobre Portugal, divulgada esta terça-feira, o Natixis questiona se Portugal está em risco de ter uma nova crise que pode inclusivamente levar a uma nova intervenção por parte do Banco Central Europeu.

"A situação económica de Portugal é desfavorável, o que os mercados financeiros já notaram recentemente", aponta o relatório do Natixis.

"O risco é que outros choques, levando a uma subida da incerteza e aversão ao risco, possam levar a uma maior subida dos juros em Portugal devido à percecionada fragilidade da economia portuguesa", afirma.

Destaca que entre os pontos negativos do país estão o crescimento, a situação das finanças públicas, o sector da banca e a competitividade.