Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Empresa portuguesa disponibiliza “tracking GPS” para futebolistas amadores

Tecnologia “tracking GPS”, utilizada por grandes clubes de futebol para análise de desempenho, vai ser disponibilizada por uma startup portuguesa a jogadores amadores, a custos reduzidos

Uma startup portuguesa vai disponibilizar, brevemente e a custos reduzidos, para jogadores amadores a tecnologia "tracking GPS", utilizada por grandes clubes de futebol para análise de desempenho.

A empresa Magicoach espera lançar a aplicação móvel, que estará disponível para os sistemas iOS e android em setembro a um custo individual abaixo dos 300 euros.

Segundo João Wemans, responsável da Magicoach, "a tecnologia 'tracking GPS', tem custos a rondar os 60.000 euros época e é utilizada, entre outros, pelos três 'grandes' do futebol português - Benfica, FC Porto e Sporting - e por quase todos os clubes da liga inglesa".

O Leicester, atual campeão inglês de futebol, é, segundo João Wemans, "um exemplo da boa utilização do sistema e conseguiu, contra todas as expetativas, conquistar o título".

A aplicação permite recolher dos dados através de dispositivos GPS colocados numa braçadeira em cada jogador, que fornecem um vasto conjunto de indicadores físicos e táticos que permitem avaliar o desempenho individual e aumentar a interação social e competitiva entre os vários jogadores.

No passado fim de semana, o sistema foi, de acordo com João Wemans, testado numa competição de futebol amador, tendo "cada jogador sido avaliado em termos físicos e táticos através do tracking dos seus movimentos".

"Os mais de 250 jogadores, responsáveis de equipas e organização do evento foram unânimes em considerar a experiência um sucesso ao acrescentar aos jogos uma nova componente de competição e interação", referiu.