Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Montepio em parceria para negócios em África

  • 333

Banco está a preparar uma parceria com os holandeses Rabobank e FMO e o norueguês Nordfund, para agregar as operações financeiras em África. A holding chama-se Arise e deverá estar operacional em janeiro de 2017

Com operações em Angola e Moçambique, o Montepio decidiu juntar-se aos holandeses Rabobank e FMO e ao norueguês Nordfund, para criar uma holding, a Arise, onde vão juntar os negócios na área financeira que detêm na África Subsaariana. O Montepio terá nesta holding uma participação de 5% a 7%, disse ao Expresso José Morgado Félix, presidente do banco. Os maiores acionistas da Arise serão o Rabobank e o banco de fomento holandês FMO.

O Montepio terá assim uma posição minoritária na Arise, o que tem vantagens em termos de diluição de risco, já que assim deixará de ser obrigado a consolidar as operações do Finibanco Angola, onde detém 51% do capital, e no Banco Terra em Moçambique (45%). "Estas duas operações representam 2% do produto bancário do Montepio", afirma Morgado Félix.

A Arise terá presença em 20 países e conta com um total de 600 milhões de dólares de ativos. O objetivo é que a empresa esteja operacional em janeiro de 2017. Neste momento, está a ser feita a avaliação dos ativos, e a serem pedidas as autorizações aos bancos centrais dos vários países onde as quatro instituições têm operações, esclarece Morgado Félix.