Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Infraestruturas de Portugal tem novo presidente

  • 333

António Laranjo (à direita) durante uma visita às obras da Cidade do Futebol, acompanhado pelos presidentes da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas (ao centro), e da FPF, Fernando Gomes

Diogo Pinto / FPF

António Laranjo já tinha sido presidente do conselho de administração da Estradas de Portugal. Sucessor de António Ramalho foi uma das caras do Euro 2004 e, mais recentemente, coordenou o projeto da Cidade do Futebol

António Laranjo assumiu a presidência do conselho de administração da Infraestruturas de Portugal (IP), com efeitos a partir de 1 de agosto, depois da saída de António Ramalho para a liderança do Novo Banco, segundo um comunicado do Governo divulgado esta tarde.

"Esta decisão do Estado, na qualidade de acionista único da IP, surge na sequência da aceitação da renúncia ao cargo do Dr. António Manuel Palma Ramalho", lê-se no comunicado do gabinete do ministro do Planeamento e das Infraestruturas Pedro Marques.

António Laranjo já tinha sido presidente do conselho de administração da Estradas de Portugal e administrador e diretor no grupo Refer, tendo tido responsabilidade de administração nos projetos da Alta Velocidade e da Gare Intermodal de Lisboa.

Licenciado em Engenharia Industrial e mestre em Gestão de Projetos, desempenhava até agora as funções de diretor de Marketing Estratégico da IP.

Foi administrador das entidades organizadoras do Euro 2004 e, mais recentemente, coordenou o projeto da Cidade do Futebol.

"O perfil de António Laranjo teve parecer positivo da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) para o cargo de presidente do CA da IP", frisa o comunicado.