Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

“BCP já pagou mais de 1000 milhões de euros aos contribuintes”

  • 333

Mário Cruz / Lusa

Presidente do banco refere que o esforço de recuperação está a dar resultados. Isto apesar de ter registado prejuízos de 197,3 milhões de euros no primeiro semestre do ano, face a lucros de 240,7 milhões de euros em igual período do ano passado

O presidente do BCP disse esta sexta feira à noite que tem sido feito um esforço de recuperação que está a dar resultados. "O banco está muito mais bem provisionado, sólido e eficiente", afirmou.

No primeiro semestre o BCP teve prejuízos de 197,3 milhões de euros, face a lucros de 240,7 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2015. O agravamento dos resultados aconteceu por causa do reconhecimento de imparidades.

"Estamos a ultrapassar a situação por nós, sem grande apoio externo, com os nossos próprios meios. Já pagámos pelas coco (obrigações contingentes convertíveis) e garantias do estado 830 milhões de euros. E entregámos, com as contribuições do sector financeiro 184 milhões de euros". No total, "o BCP já entregou mais de 1000 milhões de euros aos contribuintes portugueses". Isto Sem levar em conta as contribuições para o fundo de resolução, acrescentou Nuno Amado.